A Diocese de Governador Valadares, juntos aos representantes de entidades e pastorais sociais se reuniram no dia 21 de março para organizar a XVI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais e a II Romaria Diocesana de Governador Valadares. As reuniões de preparação têm acontecido desde janeiro deste ano na Catedral de Santo Antônio.
A XVI Romaria das Águas e da Terra e a II Romaria Diocesana serão realizadas no dia 10 de junho de 2012,em Valadares. Fazemparte da comissão organizadora a Diocese, a Cáritas Diocesana, o Mobom, Movimento da Boa Nova, CEB’s e CPT-MG. A comissão espera a presença de 15 mil romeiros de todo estado de Minas Gerias.
Este ano, a Romaria das Águas e da Terra traz o tema “Terra e Água: princípio e sustentabilidade da vida” e o lema “Das montanhas e vales férteis, brote o compromisso com a vida e a saúde de seus povos!”, inspirada na Campanha da Fraternidade 2012, cujo tema é Fraternidade e Saúde Pública.
Maria do Carmo Silva, mais conhecida como Fisika, da CPT-MG, explica que o tema e o lema foram construídos coletivamente. “Fizemos uma memória das reuniões anteriores, pois havia muitas novas lideranças presentes”. Ela conta que todos contribuíram no debate.
As pastorais sociais se dividiram nas seguintes equipes, que irão contribuir solidariamente na preparação da XVI Romaria: material; divulgação, comunicação e mobilização; infraestrutura. O percurso definido terá saída da Praça dos Pioneiros e chegada na açucareira, no Bairro São Pedro.
Para garantir a toda comunidade e romeiros que visitarem Governador Valadares neste grande ato contemplativo de fé e esperança, a comissão organizadora conta com apoio de diversos setores municipais, como SAAE, Secretaria da Cultura, Polícia Militar, entre outros. A próxima reunião da comissão acontece no dia 21 de abril.
por Vera Ferreira da Cáritas Diocesana de Governador Valadares
Nenhum comentário:
Postar um comentário