sexta-feira, 6 de abril de 2012

Uma amostra grátis da JMJ RIo 2013

Os grupos começaram a chegar por volta das 13 horas no lugar combinado, na Praça Nossa Senhora da Paz, próximo a igreja de mesmo nome, cujo pároco é o famoso Padre Jorjão. O lugar foi ficando tomado pelos jovens. Logo cedo, a animação começou, com grupo de dança que levou a galera a se soltar e ajudou a aquecer a juventude. Eis que entra em cena pra animar mais ainda o público o grupo Sambadorando, que soltou o braço nos instrumentos de percussão, sacudindo o povo de Deus com hits católicos em ritmo de samba.
A juventude em seguida se depara com Eliana Ribeiro e seu esposo Fábio Roniel, que apareceram no meio da praça animando e rezando junto com a galera. E nessa condução se iniciou a celebração com Dom Nelson Francelino, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio. Ali foi feita a bênção dos ramos, e seguiu-se em procissão cantando Hosana ao Rei Jesus e agitando os ramos para o Parque Garota de Ipanema.
Esse foi um momento ímpar, pois o tom de Jornada se fez visível. A juventude passando pelas ruas de Ipanema, seguindo pela Avenida Vieira Souto, na orla da praia, despertou a curiosidade de muitos transeuntes e de moradores dos prédios. Alguns motoristas da pista oposta enquanto esperavam o sinal de trânsito abrir, sacavam seus celulares para registrar o belo momento que era visto naquele lugar. Podia-se ver as expressões de juventude católica na procissão, impresso em suas camisetas, bandeiras e cartazes que fitavam nossos olhares em cada metro quadrado da multidão.
Durante o caminho, no trio elétrico, Padre Jorjão animava a juventude cantando o nome do nosso Santo Padre como na JMJ Madri. Ao coro de “Benedicto”, os jovens respondiam com um brado de “ Viva o Papa”!
E pra agitar ainda mais nossa procissão, ao som de "Deus é dez", "Busque o Alto", entre outras, no ritmo de hardcore, a banda God First animou a procissão até o destino final. Mas antes, uma enorme bandeira do Brasil foi estendida no meio da procissão que, visto de cima, mostrava um dos cenários mais belos que se pode contemplar durante o evento, dando verdadeiramente o tom de "amostra de JMJ".
De longe já era possível ouvir, durante a caminhada dentro do Parque Garota de Ipanema, a animação para missa com o ministério Amor e Adoração, na voz de Emanuel Stenio. E assim começou a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Nelson Francelino.
Ao final da missa, o arcebispo do Rio Janeiro, Dom Orani Tempesta, fez questão de enviar uma mensagem para os jovens presentes, dizendo que estava em Roma nos preparativos da JMJ Rio 2013. Ao final, a juventude aplaudiu seu bispo e, lembrando a Jornada de Madri, mais uma vez deu o brado “Benedicto”.
Após a missa, houve um momento de convocação da dos presentes a se inscreverem como voluntários e hospedeiros. A Arquidiocese do Rio tem a meta de conseguir as inscrições de 60 mil voluntários.
Ao final da missa, o show ficou por conta do ministério Amor e Adoração, que agitou a galera ao som de “As Muralhas”, “O Melhor Tu Tens Pra Mim”, entre outras entoados por Emanuel e banda.
Esse foi um dia sem igual, amostra do que o mundo pode aguardar para a JMJ Rio2013.
Por Rafael Gatto, do COL JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário