sexta-feira, 6 de abril de 2012

Feira Ecológica -

Nosso objetivo é continuar colocando saúde na mesa do consumidor, através de produtos com muita qualidade.”
A Feira Ecológica comemora nesta quarta-feira 14 anos de efetividade no município de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Produto de uma história de cerca de 30 anos, a feira nasceu através da percepção da insustentabilidade dos sistemas convencionais de produção e consumo e da organização de pequenos agricultores de forma associativa.
A iniciativa, promovida pela Coonalter, com o apoio da Cáritas e do Cetap, busca a comercialização exclusiva de produtos ecológicos, produzidos em agroindústrias ou propriedades familiares na região de Passo Fundo, integrando atualmente cerca de 70 famílias.
A produção e consumo de alimentos ecológicos é uma prática que integra produtores e consumidores, oferecendo saúde através de alimentos isentos de venenos, adubos químicos e sementes modificadas geneticamente.
Nesta quarta-feira, além das comemorações dos 14 anos de feira, realiza-se também a assembleia ordinária anual da Coonalter, que visa a aprovação de documentos, avaliação e planejamento das atividades da cooperativa e da feira para este ano
Gabriela Favreto, agricultora de São Domingos do Sul, explica que “a feira é uma alternativa de renda para os agricultores ecológicos, já que não é um mercado tradicional”. “Além de beneficiar os agricultores, a feira ecológica traz alimentos saudáveis para a população de Passo Fundo e ajuda a manutenção da juventude no campo”, acrescenta Jair Pressi, agricultor e tesoureiro da Coonalter.
Os agricultores destacam ainda os grandes desafios para a continuidade da Feira Ecológica: “Queremos poder chegar nos 20 ou 30 anos de feira, mas percebemos que para isso a juventude precisa ser incentivada a permanecer no campo, o que não acontece hoje. Outra grande dificuldade que sentimos é a respeito da estrutura da feira, que limita bastante as atividades, especialmente no inverno. Seria muito bom se tivéssemos um espaço fechado, que protegesse os agricultores e consumidores da chuva e do frio”. Atualmente os agricultores precisam sair de casa por volta das 3h, uma vez que, chegandoem Passo Fundo, precisam montar toda a estrutura da feira, que hoje é realizada em barracas.
Apesar das dificuldades enfrentadas, a evolução da Feira Ecológica é incontestável, de modo que atualmente se mostra como um espaço essencial de construção de economia popular solidária, preservação ambiental e alimentação saudável. “Nosso objetivo é continuar colocando saúde na mesa do consumidor, através de produtos com muita qualidade”, declara Fernando Cé, presidente da Coonalter.
Atualmente a Feira Ecológica realiza também doações, a partir do Fome Zero do Governo Federal, através do PAA – Programa Aquisição de Alimentos da CONAB. Esta iniciativa faz a entrega de produtos ecológicos para 12 instituições, que beneficiam juntas cerca de 3 mil crianças, idosos, deficientes e famílias em vulnerabilidade social.
A Feira Ecológica acontece todos os sábados, das 6h30 às 12h na Praça da Mãe, em frente à escola Fagundes dos Reis. Convidamos a todos para visitar esta iniciativa e, além de incentivar a produção ecológica, obter uma melhor qualidade de vida através da alimentação saudável.Fonte Cáritas

Nenhum comentário:

Postar um comentário