domingo, 15 de abril de 2012

13ª Intereclesial de CEBs

Os Encontros Intereclesiais das CEBs são patrimônio teológico e pastoral da Igreja no Brasil. Desde a realização do primeiro, em 1975 (Vitória – ES), reúnem diversas dioceses para a troca de experiência e reflexão teológica e pastoral acerca da caminhada das CEBs. Foram doze encontros nacionais, diversos encontros de preparação em várias instâncias (paróquias, dioceses, regionais) e, desde a realização do 8º Intereclesial ocorrido em Santa Maria – RS (1992) são realizados seminários de preparação e aprofundamento dos temas ligados ao encontro.

Manifestação visível da eclesialidade das CEBs, os Encontros Intereclesiais congregam bispos, religiosos e religiosas, presbíteros, assessores e assessoras, animadores e animadoras de comunidades, bem como convidados de outras igrejas cristãs e tradições religiosas. Neles se expressa a comunhão entre os fiéis e seus pastores.
A presente situação do mundo distinguiu-se por duas características opostas. Por um lado, temos o fenômeno da globalização, ou seja, o mundo tornou-se como que uma aldeia global. Por outro lado, a globalização, que parece aproximar as distancia do mundo, cria novas dependências e injustiças, e estabelece novas formas de dominação por parte dos fortes e poderosos. As pessoas temem perder a sua identidade e sentem-se ameaçadas pelos poderes, que tentam impor sobre elas a “cultura global” à custa de suas culturas tradicionais. E, a fim de preservar sua identidade, as pessoas procuram suas raízes, sua cultura original, com seus costumes e normas de comportamento. Frente a esta realidade, as CEBs têm definido perguntas reais para levar em consideração os graves e urgentes problemas que estão ao nosso redor: a fome, a pobreza e a exclusão social que atinge uma parcela significativa da humanidade. Deste contexto é que surge o tema do 13º Intereclesial: “Justiça e Profecia a serviço da Vida”. Quanto ao lema: “CEBs, romeiras do Reino no campo e na cidade”, ajuda a refletir bem o modelo de Igreja que preserve o Cristianismo de libertação. Pois, a Igreja precisa responder a aspiração das pessoas por identidade cultural que está ameaçada pela globalização. E fará isso ao reconhecer: 1) a necessidade de uma inculturação da fé; 2) a necessidade de criar uma comunidade eclesial, na qual, a justiça e a compaixão sejam os princípios básicos de ação em face de um processo de globalização que exclui os pobres e marginalizados, muitas vezes aumentando as desigualdades. Fonte Site do 13ª Intereclesial

4º Seminário Regional da Comissão para o Laicato .

leigosemsp2012Acontece na Casa de Retiros das irmãs Sacramentinas, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 13 e 15 de abril, evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais). Trata-se do 4º Seminário Regional da Comissão para o Laicato com representantes e lideranças dos setores que compõem a Comissão Laicato: Setor Juventude, Conselho Regional de Leigos e  Comunidades Eclesiais de Base.
O 4º Seminário com o tema “Leigos e Leigas a partir do Vaticano II, Aparecida e Diretrizes Gerais - Um olhar sobre a Comissão do Laicato” tem por objetivos dar continuidade à construção da identidade da Comissão para o  Laicato no Regional Leste 2 à luz do Concílio Vaticano II, da 5ª Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015.
Para assessorar o tema do Seminário, os participantes terão a presença do bispo emérito de Santa Cruz do Sul (RS), dom Aloísio Sinésio Bohn. Fonte: CNBB

CNBB manifesta posição contrária à decisão do STF .

cnbbApós dois dias de apreciação sobre a legalidade do aborto de fetos anencéfalos, o Supremo Tribunal Federal (STF), foi favorável à legalização do ato, também chamado de antecipação terapêutica do parto. Diante da decisão, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota lamentando o parecer, por considerar que tal prática é “descartar um ser humano frágil e indefeso".
De acordo com o documento expedido pela CNBB, apenas o Congresso Nacional pode legislar, com isso, não é atribuição do STF modificar a lei penal legalizando o aborto. “Com esta decisão, a Suprema Corte parece não ter levado em conta a prerrogativa do Congresso Nacional cuja responsabilidade última é legislar.”
Na nota, foram mencionados os princípios da “inviolabilidade do direito à vida”, da “dignidade da pessoa humana” e da promoção do bem de todos, sem qualquer forma de discriminação, como reza o artigo 5° (caput; 1°, III e 3°, IV) da Constituição Federal. No entanto, para a maioria dos ministros – oito manifestações favoráveis e duas contra –, não há aborto no caso dos anencéfalos. Os magistrados entendem que não há vida em potencial, baseados na convicção que o feto anencéfalo é um natimorto biológico.
Entretanto, a CNBB tem posição contrária ao entendimento da corte. “Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso. A ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não aceita exceções. Os fetos anencefálicos, como todos os seres inocentes e frágeis, não podem ser descartados e nem ter seus direitos fundamentais vilipendiados!”, afirma o documento.
Na conclusão da nota, a CNBB afirma que “ao defender o direito à vida dos anencefálicos, a Igreja se fundamenta numa visão antropológica do ser humano, baseando-se em argumentos teológicos éticos, científicos e jurídicos.” Tal juízo, dá subsídio ao princípio de que também é um dever da Igreja “a participação efetiva na defesa e na promoção da dignidade e liberdade humanas”, o que exclui argumentos que afirmam se tratar de intervenção da religião, no Estado laico.
 

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Comissão Bíblico-catequética investe na formação através de seu blog

O mundo da comunicação consegue globalizar e aproximar, unificar e encurtar distâncias. No seio da mídia moderna encontramos um espaço enorme de possibilidades “de linguagens e símbolos, métodos dinâmicos para a comunicação de todo tipo de mensagem” (DNC 168). A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB tem consciência de que não pode prescindir dos recursos tecnológicos para a sua evangelização, para o anúncio da mensagem de Jesus. Segundo o integrante da Comissão, dom Paulo Mendes Peixoto “não podemos deixar de marcar presença junto aos meios de comunicação, especialmente os mais massivos e mais utilizados pelo povo para expressar a fé em linguagem capaz de realmente comunicar”.
Pensando nas palavras de dom Paulo, foi criado em setembro de 2010 o blog Catequese e Bíblia, que tem como objetivo divulgar as ações e os trabalhos da Comissão, dos Regionais e dos catequistas pelo Brasil e pelo mundo, com notícias, artigos de formação, reflexões, depoimentos, material e partilha. Com o intuito de incrementar o blog, nasceu no último dia 1º de abril, a primeira equipe do blogger Catequese e Bíblia, que tem como coordenadores o presidente da Comissão Bíblico-catequética, dom Jacinto Bergmann; o arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto; e os assessores da Comissão, Maria Cecília Rover e padre Décio Walker.
O blog é administrado por Joseilton Luz, leigo e que trabalha na Comunicação Social do Exército Brasileiro e faz parte da Comissão Arquidiocesana de Catequese de Maceió (AL).

Escritores do Blogg:

O blog terá vários especialistas em diversos assuntos ligados a Bíblia e a Catequese. Com o tema “A Fé no Evangelho de Marcos”, o escritor será dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas/Francisco Beltrão (PR). Professor de Sagrada Escritura e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética.
Sobre “Reflexão da Homilia Dominical”, será dom Paulo Mendes Peixoto. “A Animação Bíblico-Catequética nos Novos Tempos” será Imaculada Cintra, de Franca (SP), leiga e que estará representando os catequistas blogueiros. “Encontros que despertam a Fé”, terá como articulista a irmã Maria Aparecida Barboza, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e doutoranda em Sagrada Escritura.
O tema do “Concilio Vaticano II e Catequese” ficará a cargo do irmão Israel José Nery, membro do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (Fundado por São João Batista de La Salle). “Planejamento Bíblico-Catequético” será debatido por Luiz Carlos Ramos da Silva. Já a assessora da CNBB, Marica Cecília Rover ficará com a temática “Leitura Orante da Bíblia”. Outro assessor da CNBB, da Comissão para a Doutrina da Fé, padre Antônio Luiz Catelan abordará as questões referente ao “Comentário às catequeses do Papa”. Com o tema “Animação Bíblico-Catequética e as Novas Mídias”, o padre Clóvis Andrade de Melo, assessor de Comunicação da Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA), também estará presente com textos no blog da Comissão Bíblico-catequética.
O outro assessor da Comissão Bíblico-catequética, padre Décio Walker destacará assuntos ligados a “Espiritualidade do Catequista”.
O tema “Psicopedagogia Catequética” ficará com os padres Eduardo Calandro e Jordélio Siles Ledo, e “Formação de Catequistas” com o padre Jânison de Sá Santos, que foi assessor da Comissão para Animação Bíblico-Catequética no quadriênio de 2004 a 2007. “Iniciação à Vida Cristã” será com o padre Luís Gonzaga Bolinelli.
“Compreendendo Melhor a Fé à luz do Catecismo”, está a cargo do padre Luiz Alves de Lima, professor universitário há 35 anos. “Homilia Dominical” com o padre Roberto Nentwig, mestre em Teologia; “Experiências de Iniciação à Vida Cristã dos Regionais”, com Regina Mantovani, coordenadora do Regional Sul 2 e “Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso”, com Therezinha Cruz.




sexta-feira, 6 de abril de 2012

Feira Ecológica -

Nosso objetivo é continuar colocando saúde na mesa do consumidor, através de produtos com muita qualidade.”
A Feira Ecológica comemora nesta quarta-feira 14 anos de efetividade no município de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Produto de uma história de cerca de 30 anos, a feira nasceu através da percepção da insustentabilidade dos sistemas convencionais de produção e consumo e da organização de pequenos agricultores de forma associativa.
A iniciativa, promovida pela Coonalter, com o apoio da Cáritas e do Cetap, busca a comercialização exclusiva de produtos ecológicos, produzidos em agroindústrias ou propriedades familiares na região de Passo Fundo, integrando atualmente cerca de 70 famílias.
A produção e consumo de alimentos ecológicos é uma prática que integra produtores e consumidores, oferecendo saúde através de alimentos isentos de venenos, adubos químicos e sementes modificadas geneticamente.
Nesta quarta-feira, além das comemorações dos 14 anos de feira, realiza-se também a assembleia ordinária anual da Coonalter, que visa a aprovação de documentos, avaliação e planejamento das atividades da cooperativa e da feira para este ano
Gabriela Favreto, agricultora de São Domingos do Sul, explica que “a feira é uma alternativa de renda para os agricultores ecológicos, já que não é um mercado tradicional”. “Além de beneficiar os agricultores, a feira ecológica traz alimentos saudáveis para a população de Passo Fundo e ajuda a manutenção da juventude no campo”, acrescenta Jair Pressi, agricultor e tesoureiro da Coonalter.
Os agricultores destacam ainda os grandes desafios para a continuidade da Feira Ecológica: “Queremos poder chegar nos 20 ou 30 anos de feira, mas percebemos que para isso a juventude precisa ser incentivada a permanecer no campo, o que não acontece hoje. Outra grande dificuldade que sentimos é a respeito da estrutura da feira, que limita bastante as atividades, especialmente no inverno. Seria muito bom se tivéssemos um espaço fechado, que protegesse os agricultores e consumidores da chuva e do frio”. Atualmente os agricultores precisam sair de casa por volta das 3h, uma vez que, chegandoem Passo Fundo, precisam montar toda a estrutura da feira, que hoje é realizada em barracas.
Apesar das dificuldades enfrentadas, a evolução da Feira Ecológica é incontestável, de modo que atualmente se mostra como um espaço essencial de construção de economia popular solidária, preservação ambiental e alimentação saudável. “Nosso objetivo é continuar colocando saúde na mesa do consumidor, através de produtos com muita qualidade”, declara Fernando Cé, presidente da Coonalter.
Atualmente a Feira Ecológica realiza também doações, a partir do Fome Zero do Governo Federal, através do PAA – Programa Aquisição de Alimentos da CONAB. Esta iniciativa faz a entrega de produtos ecológicos para 12 instituições, que beneficiam juntas cerca de 3 mil crianças, idosos, deficientes e famílias em vulnerabilidade social.
A Feira Ecológica acontece todos os sábados, das 6h30 às 12h na Praça da Mãe, em frente à escola Fagundes dos Reis. Convidamos a todos para visitar esta iniciativa e, além de incentivar a produção ecológica, obter uma melhor qualidade de vida através da alimentação saudável.Fonte Cáritas

Hotsite Bote Fé: tudo sobre a peregrinação dos Símbolos da JMJ em um só lugar

CruzCaxiasMA2A maior peregrinação de todos os tempos: milhares e milhares de quilômetros percorridos por terra, ar e por rios, com a participação de milhões de pessoas, todos participando de profundos momentos de fé e de grandes celebrações. Assim é a peregrinação da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora pelo Brasil, num grande movimento que está servindo de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho de 2013 no Rio de Janeiro.
E agora você pode ficar por dentro de tudo o que está acontecendo na peregrinação em um só lugar: o hotsite Bote Fé, organizado pela equipe de comunicação Jovens Conectados, da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB. O endereço do hotsite é www.jovensconectados.org.br/botefe. O leitor do site Jovens Conectados também pode acessar o hotsite clicando no menu Bote Fé.
Na página especial é possível acompanhar, por meio de um mapa interativo, todo o trajeto dos Símbolos da JMJ pelo Brasil - e ainda saber, em tempo real, onde eles estão. O mapa está dividido de acordo com os regionais da CNBB (são 17). Basta clicar em qualquer um deles para ver a previsão do roteiro, caso ainda não tenha ocorrido. Nos regionais onde a acolhida da Cruz e do Ícone já aconteceu, é possível ver em detalhes como ocorreu em cada diocese.
Utilizando as informações do aplicativo oficial Siga a Cruz, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, é possível saber exatamente em que diocese a Cruz e o Ícone estão.
Além disso, o internauta tem acesso, no hotsite, a mais de mil fotos da peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, a maior parte produzida pelos próprios jovens Brasil afora. Em breve também estarão disponíveis vídeos.
Também estão disponíveis no hotsite vários materiais como os subsídios sobre a peregrinação dos Símbolos, a logo Bote Fé e as orientações para seu uso e dicas sobre a cobertura da acolhida.
Aos poucos também serão acrescentados novos materiais. Se você tem fotos, vídeos, matérias, testemunhos sobre a peregrinação da Cruz, entre em contato pelo e-mail noticias@jovensconectados.org.br.
Você também pode acompanhar a peregrinação pelas redes sociais:

Uma amostra grátis da JMJ RIo 2013

Os grupos começaram a chegar por volta das 13 horas no lugar combinado, na Praça Nossa Senhora da Paz, próximo a igreja de mesmo nome, cujo pároco é o famoso Padre Jorjão. O lugar foi ficando tomado pelos jovens. Logo cedo, a animação começou, com grupo de dança que levou a galera a se soltar e ajudou a aquecer a juventude. Eis que entra em cena pra animar mais ainda o público o grupo Sambadorando, que soltou o braço nos instrumentos de percussão, sacudindo o povo de Deus com hits católicos em ritmo de samba.
A juventude em seguida se depara com Eliana Ribeiro e seu esposo Fábio Roniel, que apareceram no meio da praça animando e rezando junto com a galera. E nessa condução se iniciou a celebração com Dom Nelson Francelino, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio. Ali foi feita a bênção dos ramos, e seguiu-se em procissão cantando Hosana ao Rei Jesus e agitando os ramos para o Parque Garota de Ipanema.
Esse foi um momento ímpar, pois o tom de Jornada se fez visível. A juventude passando pelas ruas de Ipanema, seguindo pela Avenida Vieira Souto, na orla da praia, despertou a curiosidade de muitos transeuntes e de moradores dos prédios. Alguns motoristas da pista oposta enquanto esperavam o sinal de trânsito abrir, sacavam seus celulares para registrar o belo momento que era visto naquele lugar. Podia-se ver as expressões de juventude católica na procissão, impresso em suas camisetas, bandeiras e cartazes que fitavam nossos olhares em cada metro quadrado da multidão.
Durante o caminho, no trio elétrico, Padre Jorjão animava a juventude cantando o nome do nosso Santo Padre como na JMJ Madri. Ao coro de “Benedicto”, os jovens respondiam com um brado de “ Viva o Papa”!
E pra agitar ainda mais nossa procissão, ao som de "Deus é dez", "Busque o Alto", entre outras, no ritmo de hardcore, a banda God First animou a procissão até o destino final. Mas antes, uma enorme bandeira do Brasil foi estendida no meio da procissão que, visto de cima, mostrava um dos cenários mais belos que se pode contemplar durante o evento, dando verdadeiramente o tom de "amostra de JMJ".
De longe já era possível ouvir, durante a caminhada dentro do Parque Garota de Ipanema, a animação para missa com o ministério Amor e Adoração, na voz de Emanuel Stenio. E assim começou a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Nelson Francelino.
Ao final da missa, o arcebispo do Rio Janeiro, Dom Orani Tempesta, fez questão de enviar uma mensagem para os jovens presentes, dizendo que estava em Roma nos preparativos da JMJ Rio 2013. Ao final, a juventude aplaudiu seu bispo e, lembrando a Jornada de Madri, mais uma vez deu o brado “Benedicto”.
Após a missa, houve um momento de convocação da dos presentes a se inscreverem como voluntários e hospedeiros. A Arquidiocese do Rio tem a meta de conseguir as inscrições de 60 mil voluntários.
Ao final da missa, o show ficou por conta do ministério Amor e Adoração, que agitou a galera ao som de “As Muralhas”, “O Melhor Tu Tens Pra Mim”, entre outras entoados por Emanuel e banda.
Esse foi um dia sem igual, amostra do que o mundo pode aguardar para a JMJ Rio2013.
Por Rafael Gatto, do COL JMJ Rio2013

terça-feira, 3 de abril de 2012

Papa se encontra com comitê organizador da JMJ .

bentoxviesergiocabralO Comitê Organizador da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará no Rio de Janeiro em julho de 2013 participou na Itália de um encontro promovido pelo Pontifício Conselho para os Leigos com os agentes da Pastoral da Juventude de todo o mundo. A reunião, que terminou neste domingo, 01/04, reuniu delegados de 98 países, e os comitês organizadores da JMJ Madri 2011 e Rio 2013. O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, cardeal Stanislaw Rylko, acompanhou todo o evento.

Integrando a comitiva brasileira estavam presentes o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro da Silva e o assessor da Comissão, padre Carlos Sávio, que apresentaram os trabalhos até agora realizados pelo comitê organizador.

Finalizando os trabalhos do encontro, a comitiva brasileira participou da Missa de Ramos, presidida pelo papa Bento XVI na praça de São Pedro. Ao final da missa, o Santo Padre foi presenteado com uma miniatura da estátua do Cristo Redentor, entregue pelo governador do estado do Rio, Sérgio Cabral. O governador explicou que o presente é “uma demonstração de que o povo do Rio de Janeiro está ansioso para recebê-lo em 2013”.

Além da miniatura, uma outra cópia da estátua do Cristo, esta com 3,8m, foi posicionada dentro do Vaticano, em um local do caminho que o Papa percorre quando se dirige à Sala Paulo VI. O governador estava acompanhado do Prefeito, Eduardo Paes, e do Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

O prefeito revelou que conversou com o papa sobre o calendário dos grandes eventos no Rio de Janeiro, e ouviu dele um comentário especial. “”Ele disse que o Rio vai receber os eventos mais importantes nos próximos anos, como a Copa e as Olimpíadas, mas nenhum será tão marcante para a cidade e também mais trabalhoso para organizar como a Jornada Mundial da Juventude. Concordei que será um momento muito especial para recebermos quatro milhões de jovens do mundo inteiro em uma grande celebração de fé e paz” disse Paes.

Durante a habitual oração mariana do Angelus, o Papa fez uma saudação especial em português ao Governador, ao Prefeito e ao Arcebispo do Rio, além de dirigir um cumprimento especial a todos os peregrinos brasileiros e ao Comitê Organizador da JMJ 2013.

CPT Nacional reunida em Assembleia em Goiás .

CPTassembleia2012


















A cidade de Hidrolândia (GO) sedia entre os dias 28 e 30 de Março a 24ª Assembleia Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), inspirada no tema “Não mais terão fome ou sede”. O evento quer promover a discussão, reflexão, planejamento e celebração da caminha da comissão.
No primeiro dia da Assembleia, a reflexão se concentrou no tema da pastoralidade. “A questão colocada era como a CPT se coloca com ações sempre mais articuladas na conjuntura social, política e religiosa para a transformação da sociedade e alcançar a justiça na distribuição da terra”, explicou a assessora em Direitos Humanos da Cáritas Brasileira, Alessandra Miranda, presente no evento.

Foi retomada a criação da Comissão Pastoral da Terra e a conjuntura política e religiosa que era vivida no ano em que a ela foi criada, em 1975. O assessor do encontro e secretário do Movimento de Educação de Base, padre Virgilio Uchoa, fez uma provocação em sua fala a respeito da educação libertadora e transformadora, que perdura nas práticas de mudanças concretas.

A assembleia prossegue com as definições de prioridades para o triênio, balanços e processos eleitorais, que promete muitos testemunhos de mulheres e homens que estão na luta e na esperança de mudança das estruturas de injustiça que os povos da terra tem vivenciado.Fonte CNBB