
Este Seminário está na sequência de dois outros anteriores, realizados no Rio de Janeiro e em Brasília, e este último com assessores (as) das regiões Norte e Centro-Oeste.
O Seminário contou com a participação do padre Josenildo Lima, da arquidiocese da Paraíba, como assessor, e que trabalhou o tema “As CEBs: do Concílio Vaticano II à Aparecida”; o assessor do Setor CEBs da CNBB, Sérgio Coutinho, e Solange Rodrigues, do Iser Assessoria, trabalharam a “Identidade e Diversidade das CEBs”; Roberto Malvezzi, da Comissão Pastoral da Terra, do Regional Nordeste 3, apresentou “As CEBs diante dos desafios contemporâneos”, e procurou enfatizar a dimensão sócio-política; o sociólogo Alder Calado e o padre Reginaldo Veloso, ambos da arquidiocese de Recife-Olinda (PE), trabalharam os desafios para as CEBs no campo cultural e religioso. Já Hermínia Boudens, agente de pastoral da diocese de Caruaru, e o padre Nadir Zanchet, da diocese de Balsas (MA), apresentaram suas experiências de assessoria junto às CEBs apontando os aprendizados, os problemas, os desafios e pistas para o trabalho de assessoria.
Segundo Maria das Chagas, assessora da diocese de Campina Grande (PB), o seminário a “animou para animar, deu base para este serviço de assessoria, visando uma formação e a conscientização de nosso povo, para que seja sujeito de transformação”.
“Foi muito significativo para todos os participantes o local da realização deste seminário. Em 1989, as Comunidades Eclesiais de Base do Agreste do Pernambuco constituíram uma Fundação: a do ‘Santuário das Comunidades’ e, ao longo dos anos, ela construiu o seu próprio Centro de Treinamento que leva o mesmo nome”, afirmou Hermínia Boudens, coordenadora do Santuário.
O quarto e último Seminário está previsto para os dias 08 a 11 de dezembro, em São Paulo (SP), com assessores e assessoras dos Regionais Sul e Leste da CNBB. fonte: Site da CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário