No início da reunião o padre Eduardo Doghety, da TV Século XXI, informou sobre o encontro de TVs católicas do qual participou na Costa Rica, em agosto de 2011, convocada pela Signis Mundial. Segundo o padre Doghety, ficou evidente a necessidade de trabalhar em rede e partilhar experiências e produções das TVs católicas do Brasil com os países da América Latina e Caribe, África e Ásia, que estiveram presentes no encontro. Ponderou-se a dificuldade da língua, mas o projeto e o apelo permaneceram, tendo em vista a possibilidade das tecnologias atuais.
Também participou da reunião a assessora de imprensa do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), Suzana Noem, que mostrou sua satisfação de estar presente neste momento histórico em que Signis Brasil assume articulação das TVs. Mencionou a importância do relacionamento com a entidade e a necessidade de estabelecer laços e realizar projetos conjuntos com o CELAM e Signis Mundial, no que diz respeito a projetos de Igreja. Destacou que a partilha entre nós faz parte do “destino universal dos bens”, conforme recomenda a Doutrina da Igreja. Suzana está participando do Congresso pastoral-teológico, que celebra os 50 anos de Adveniat, promovido pelo CELAM e Adveniat.
A irmã Helena Corazza, presidente de Signis Brasil, acolheu as TVs e entregou o Estatuto da associação aprovado na assembleia, a revista Integração e abriu os canais de comunicação de Signis Brasil, como a revista e o site para que as TVs participem com notícias. Lembrou a missão e importância de fazermos o caminho, tendo em vista projetos conjuntos de evangelização e necessidades pontuais. Padre César Moreira, vice-presidente e diretor da Rede Aparecida, pontuou questões práticas a serem trabalhadas e discutidas em vista das necessidades conjuntas.
Ao final, a irmã Elide agradeceu aos presentes pela convivência e tempo em que coordenou as reuniões e a acolhida aos projetos da CNBB. Dom Dimas encerrou a reunião abençoando a todos e aos projetos. A Comissão de Comunicação da CNBB continuará participando das reuniões em 2012.Fonte CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário