terça-feira, 29 de novembro de 2011

Símbolos da JMJ Visita as Dioceses Brasileiras

simbolos_jmj_sao_j_del_reiNo domingo, 27, sob chuva forte, cerca de 1500 pessoas movidas pela fé, animação e emoção, receberam os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. A Grande Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegaram da arquidiocese de Juiz de Fora (MG) trazidos pela comitiva de jovens da diocese de São João del-Rei.
Devido às condições adversas do tempo durante todo o dia, a programação da Passagem dos Símbolos sofreu modificações. Uma delas foi o show com o cantor Eros Biondini (Comunidade Canção Nova) que foi transferido do centro de São João del-Rei para a quadra da paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Cerca de mil jovens lotaram o local onde se apresentou o cantor. Durante o show, Biondini destacou várias mensagens de fé e esperança, principalmente aos jovens, que marcaram forte presença. “Deus é maravilhoso. Este momento é único para todos nós, especialmente para a diocese de São João del-Rei”, destacou o cantor que  trabalha na evangelização dos jovens há 22 anos.
Seja com lágrimas, risos, pulos, aplausos ou cânticos, a juventude, que tanto aguardava por este momento, expressou seus sentimentos. Logo após o show, os jovens carregaram os símbolos para o interior do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, onde foi celebrada a missa de acolhida.
Santa Missa
jmjsimbolos_sjdrAo som de cânticos especiais preparados por um grande coral de jovens, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, da Jornada Mundial da Juventude, entraram em procissão no Santuário de Matosinhos. Jovens e padres de várias cidades da diocese, juntos a uma grande multidão de devotos, lotaram o Santuário do Bom Jesus.
A celebração, transmitida ao vivo pelo site da diocese de São João del-Rei, foi presidida pelo pároco local, padre José Bittar e concelebrada pelo padre frei Jaime Eduardo, assessor diocesano da juventude, juntamente com outros padres da diocese. Os seminaristas também participaram deste grande momento de fé e oração.
“Essa juventude está de parabéns! Eles enfrentam tudo, chuva, fome, sem perder o ânimo, a fé”, elogiou frei Jaime durante a homilia da celebração. Fonte CNBB

Ensaio de Canto

Aconteceu, ontem a noite (28-11-2011) ensaio de canto, no rítimo sertanejo, para a Missa Festiva, em honra a Nossa Senhora Imaculada Conceição, segunda Padroeira de nossa Paróquia, que se realizará no próximo domingo, na Igreja Matriz. A Missa Festiva será no horário das 10 horas. Alguma fotos do ensaio.





sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Reunião em Aparecida das TVs católicas e da Signis Brasil

Realizada no dia 24 de novembro, em Aparecida (SP), a reunião convocada pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa e a assessora da Comissão, irmã Elide Fogolari, teve como objetivo discutir questões que dizem respeito às TVs e sua missão na Igreja e na sociedade. Além disso, passar para a Signis a coordenação dessas reuniões, conforme previsto em sua missão: “animar, unir e congregar os meios de comunicação católicos e de inspiração cristã do país e a formação de comunicadores, para que vivenciem seu carisma em colaboração, em vista dos objetivos comuns”.
No início da reunião o padre Eduardo Doghety, da TV Século XXI, informou sobre o encontro de TVs católicas do qual participou na Costa Rica, em agosto de 2011, convocada pela Signis Mundial. Segundo o padre Doghety, ficou evidente a necessidade de trabalhar em rede e partilhar experiências e produções das TVs católicas do Brasil  com os países da América Latina e Caribe, África e Ásia, que estiveram presentes no encontro. Ponderou-se a dificuldade da língua, mas o projeto e o apelo permaneceram, tendo em vista a possibilidade das tecnologias atuais.
Também participou da reunião a assessora de imprensa do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), Suzana Noem, que mostrou sua satisfação de estar presente neste momento histórico em que Signis Brasil assume articulação das TVs. Mencionou a importância do relacionamento com a entidade e a necessidade de estabelecer laços e realizar projetos conjuntos com o CELAM e Signis Mundial, no que diz respeito a projetos de Igreja. Destacou que a partilha entre nós faz parte do “destino universal dos bens”, conforme recomenda a Doutrina da Igreja. Suzana está participando do Congresso pastoral-teológico, que celebra os 50 anos de Adveniat, promovido pelo CELAM e Adveniat.
A irmã Helena Corazza, presidente de Signis Brasil, acolheu as TVs e entregou o Estatuto da associação aprovado na assembleia, a revista Integração e abriu os canais de comunicação de Signis Brasil, como a revista e o site para que as TVs participem com notícias. Lembrou a missão e importância de fazermos o caminho, tendo em vista projetos conjuntos de evangelização e necessidades pontuais. Padre César Moreira, vice-presidente e diretor da Rede Aparecida, pontuou questões práticas a serem trabalhadas e discutidas em vista das necessidades conjuntas.
Ao final, a irmã Elide agradeceu aos presentes pela convivência e tempo em que coordenou as reuniões e a acolhida aos projetos da CNBB. Dom Dimas encerrou a reunião abençoando a todos e aos projetos. A Comissão de Comunicação da CNBB continuará participando das reuniões em 2012.Fonte CNBB

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ONU seleciona 12 municípios gaúchos para o Projeto Pró-Família

A cidade de Montenegro (RS) é um dos 12 municípios gaúchos escolhidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para receber o Projeto Pró-Família. Os outros municípios escolhidos foram: Camaquã, Frederico Westphalen, Lagoa Vermelha, Mariana Pimentel, Porto Alegre, São Borja, São João do Polêsine, São Luiz Gonzaga, São Marcos, Gramado e Ivoti.

Na segunda e terça-feira, dias 21 e 22, o consultor da ONU para o Brasil em assuntos de família, Marco Antônio Fetter, se reuniu com diversos representantes da sociedade de Montenegro para apresentar este trabalho. Na terça pela manhã, esteve na cúria diocesana conversando com padres e leigos que atuam em movimentos e pastorais relacionados ao tema.
Em um primeiro momento, serão estruturadas atividades para atuação na cidade, como um Núcleo de Estudos sobre a Família; Programa de planejamento familiar paternidade responsável; Conselho Municipal da Família, Família-Escola; Núcleo de Estudos sobre a Violência; Cursos de Extensão sobre a Família; Rede Intermunicipal de Estudo sobre a Família; e Ciclo de Seminário, Palestras e Painéis sobre a Família.
O projeto não terá qualquer custo para o Município e será financiado pela ONU, que destinará uma quantia em dinheiro para a realização dos trabalhos sociais. A organização do projeto ocorre até 2013, com visitas periódicas do consultor às cidades selecionadas.
O bispo de Montenegro, dom Paulo Antônio De Conto, ressaltou que a Igreja sempre teve a família como prioridade e se alegrou com a iniciativa, colocando a diocese à disposição para ajudar.
Segundo o consultor da ONU, Marco Antônio Fetter, essas primeiras visitas visam motivar o município e sensibilizar a sociedade para a importância da família. “Família é tudo o que temos e o núcleo familiar precisa aprender a educar nossas crianças. É um trabalho a médio e longo prazo, que dará aporte às ações já desenvolvidas pelo Município”, explicou.
Também estiveram presentes na reunião a secretária municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Leone Bozzetto; a secretária municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues; a diretora de Assistência Social e Cidadania, Leda Esmério; e a assistente social Neiva Saldanha.
Marcos falou sobre a realidade das famílias e a importância de se resgatar valores e ideais. “Não se pode achar que está tudo perdido”, afirmou, destacando que o projeto vai atuar em diversas áreas, como educação, violência e planejamento familiar. “O mundo pode ser diferente se nós fizermos a nossa parte. A melhor maneira de cuidar de Montenegro é cuidando da família”, disse. Fonte CNBB Regional Sul 3

Peregrinação dos símbolos da JMJ no Regional Nordeste 3

A peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do Ícone de Nossa Senhora começou em São Paulo e neste mês acontece em Minas Gerais. Em dezembro, começa o trajeto na região Nordeste. Até 10 de janeiro de 2012, os dois símbolos máximos da JMJ passarão por todas as dioceses do Regional Nordeste 3 da CNBB, que engloba os estados da Bahia e de Sergipe, e depois seguirão para Alagoas.Fonte CNBB

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

3º Congresso Missionário Nacional abordará discipulado missionário à luz do Vaticano II

O encontro anual do Conselho Missionário Nacional (Comina), realizado no fim de semana, dias 11 a 13, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, concentrou a sua atenção na preparação do 3º Congresso Missionário Nacional (CMN). Mas, na tarde, do sábado, 12, o diretor das POM, padre Camilo Pauletti, falou sobre a preparação de outro evento, o 4º Congresso Missionário Americano - Cam4 e o 9º Congresso Missionário Latino-Americano (Comla 9), cuja data foi remarcada para os dias 26 de novembro a 1º de dezembro de 2013, em Maracaíbo na Venezuela. O 3º CMN a realizar-se em Palmas (TO), servirá como preparação da Igreja no Brasil para o Cam4 - Comla 9.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Visita da Imagem de Nossa Senhora da Saúde

Em preparação à Romaria de Linha Quarto Norte, Silveira Martins, que acontecerá dia 20 de novembro, naquele local, está acontecendo a   Novena Móvel”  com a vista da Imagem de Nosso Senhora da Saúde, nas Paróquias da 4ª Colônia. Na paróquia da SS. Trindade de Nova Palma, a visita aconteceu dia 15 de novembro com a presença de grande número de peregrinos. A imagem foi trazida por uma comitiva de Dona Francisca. A missa foi presidida pelo Padre Danilo Cerezer, Pároco daquela Paróquia. Dia 16, hoje, portanto, a Imagem será levada até a vizinha Paróquia de Pinhal Grande. Durante o dia grande número de pessoas visitou a Imagem de Nossa Senhora junto a Igreja Matriz.  













segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Igreja no Brasil vai priorizar a formação missionária dos futuros sacerdotes

“Aprofundar a formação pastoral missionária dos futuros presbíteros”. Este foi o objetivo da reunião dos bispos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Sérgio Arthur Braschi; dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, dom Pedro Brito; da Comissão para a Amazônia, cujo presidente é o cardeal arcebispo emérito de São Paulo (SP), dom Cláudio Hummes, mas que teve a participação do membro da Comissão, dom Moacyr Grechi e da direção das Pontifícias Obras Missionárias (POM

Assembléia Paroquial de Avaliação da Caminhada

No dia 12 de novembro, no Salão Paroquial, aconteceu a Assembléia Paroquial de Avaliação da caminhada do ano de 2011, contando com a presença de representantes dos conselhos de todas as  comunidades e das Pastorais. O processo de avaliação teve inicio nos grupos de famílias, comunidades e pastorais, respondendo as seguintes questões encaminhadas pela Arquidiocese: O que ajudou a comunidade a crescer? O que pode ser mudado na comunidade? Para a Assembléia as comunidades e Pastorais trouxeram a síntese da avaliação. Agora, esta avaliação será apresentada na Assembléia da Área Pastoral 4ª Colônia, a ser realizado dia 22 de novembro, em Vale Vêneto e, dia 26 para a Assembléia Arquidiocesana. A Assembléia Paroquial de Planejamento das atividades para o ano de 2012, será realizada dia 17 de dezembro.






sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Evangelho do Domingo 13 de novembro

Parábola dos Talentos

O capítulo 25 do Evangelho de Mateus apresenta, por meio de parábolas, a vinda futura do Filho do Homem como Juíz universal e as atitudes adequadas para esperá-lo: a vigilância (parábola das dez virgens)  e o compromisso da caridade (parábola dos talentos e critérios de julgamento das ações).
Comentamos hoje a conhecida parábola dos talentos que, uma vez mais, nos faz penetrar na misteriosa ação de Deus em nossas vidas e na resposta que somos convidados/as a dar.
Centremos, inicialmente, nossa atenção no homem que entrega aos servos os talentos: ao viajar, ele distribui os bens que possui e que perfazem uma fortuna considerável, se levarmos em conta que cada talento correspondia a cerca de 2kg de ouro.
Confia, portanto, em seus empregados e está perfeitamente a par de suas capacidades, já que entrega a cada um deles, quantias que, a seu juízo, poderão administrar.           
A esta altura, podemos perguntar-nos: Que pessoas nos têm confiado seus bens, suas riquezas, seus temores, suas aspirações? Temos sido objeto de confiança ou de indiferença, se não de desconfiança?
Tomara que ninguém esqueça de colocar nessa lista a nosso bom Deus! Porque, ao conceder-nos o dom da vida, entregou-nos também a incomensurável riqueza da sua própria Vida, em Jesus Cristo, seu Filho, de cuja plenitude “recebemos, graça sobre graça” (Jo 1,18).
E conferindo-nos “o poder de nos tornarmos seus filhos” (Jo 1,12), deu-nos tudo de que precisamos para sermos seus fiéis colaboradores/as em seu Projeto de Vida, em abundância.
Achou, portanto, dignos/as, todos/as nós, seres humanos, de sermos depositários de seu Espírito de Amor que em cada um/a se expressa de forma única e original, embora seja o “único e mesmo Espírito que o realiza, concedendo a cada um diversos dons pessoais segundo a sua vontade” (1 Cor 12, 11).
O fato de confiar a uns mais e a outros menos talentos não significa amar a uns mais que a outros: uma parábola deve ser considerada, não em suas particularidades, mas como um todo e dentro do contexto geral do Evangelho.
O que importa é a mensagem que ela quer transmitir. Deus nos ama a todos/as incondicionalmente. E as diversas quantidades de talentos distribuídos sublinha a idéia de que somos diferentes, devendo, por isso mesmo, complementar-nos, como bem nos ensina Paulo a respeito da diversidade dos dons e dos carismas (cf 1 Cor 12).
Ou seja, o problema não está no número maior ou menor dos talentos recebidos, mas no que deles e com eles fazemos. Como cooperamos, porém, na construção do Reino de Deus? Capacitando-nos devidamente para servir ao Reino ou encerrando-nos em nós mesmos, enterrando por medo, preguiça ou vergonma os dons com que fomos distinguidos?
Reconheço-me como alguém agraciado por Deus? Com que dons? Que faz esse Amor por mim e que faço eu por esse Amor infinito e gratuito?
Vamos adiante e consideremos o diálogo entre o patrão que está de volta e os empregados que lhe prestam contas. Chama a atenção que os dois primeiros devolvem o dobro do recebido.
Quer dizer lograram rendimento total dentro de suas possibilidades, fizeram com que a graça recebida frutificasse plenamente e que o Reino, de fato, acontecesse.
Uma vez mais, Jesus nos lembra que Deus não supre a nossa liberdade nem dela prescinde, mas conta com a nossa total disponibilidade. Em razão de sua operosidade, os dois são largamente recompensados: “ Como você foi fiel na administração de tão pouco, eu lhe confiarei muito mais. Venha participar da minha alegria”.
Pela parábola, Mateus nos apresenta um Deus feliz e alegre que recompensa homens e mulheres, tornando-os partícipes de sua festa que começa na terra e culmina na eternidade. Podemos, assim, dizer que, com nossa liberdade, construímos nossa eternidade.
Qual tem sido o rendimento das riquezas pessoais que Deus nos concedeu ao longo da vida?

Detenhamo-nos, um instante, na justificativa que o terceiro empregado alega para sua conduta. Começa por ocultar o real motivo de seu fracasso, desculpando-se com o fato de que o patrão, sabidamente, é muito exigente.
Mas a verdade é que o medo de arriscar paralisou-o, levando-o a ocultar numa cova o talento recebido. Ora, amar é arriscar-se, expor-se, estar disposto a dar a vida, não omitir-se!
D. Pedro Casaldáliga descreve bem a opção deste terceirto empregado ao afirmar que “o contrário do amor não é, como muitas vezes se pensa, o ódio, mas, sim, o medo de amar e o medo de ser livre”.
Na opção de não amar, manifesta-se um pecado inconfessável, muitas vezes, e inconfessado: o pecado de omissão. Para seguir Jesus não basta não fazer o mal: é necessário fazer o bem, amar operosamente, seja qual for a circunstância!
Ao partilhar conosco sua causa e seu Reino, Deus nos convida a sermos, não meros expectadores,  mas protagonistas com Ele, fazendo nossa a sua proposta. Quem a julga arriscada demais, enterra o seu talento... mas perde o Reino!
Também me é dirigido o convite a dispor livremente de minha vida a serviço de Deus e do próximo. Qual é a minha resposta? Fonte: Unisinos 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Seminário da Comissão para o Laicato reúne representantes dos 17 Regionais da CNBB

Nos próximos dias 9 a 11 acontece no Centro Cultural de Brasília (CCB) o Seminário da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato com os Bispos Referenciais dos dois setores que compõem a Comissão: Laicato (Setor CEBs e Leigos). O principal assunto do encontro serão os informes do Seminário da Comissão com todos os bispos referenciais dos dois setores dos Regionais e representantes do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e Ampliada das CEBs.
O evento reúne os bispos referenciais dos Leigos e CEBs dos 17 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos que compõem a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, os assessores desta mesma Comissão e cinco representantes da Comissão Ampliada das CEBs, e sete representantes do CNLB incluindo CNLB, Movimentos, Associações e Novas Comunidades.Fonte: CNBB

Texto Base da CF 2012 é lançado em São Paulo

Na noite de quinta-feira, 3, no auditório da sede do Regional Sul 1 da CNBB(São Paulo), o arcebispo de São Paulo e presidente do Regional, dom Odilo Pedro Scherer, recepcionou os participantes ao evento de lançamento do texto base da Campanha da Fraternidade 2012, que terá como tema "Fraternidade e Saúde Pública".
O lançamento também contou com a presença do vice-presidente do Regional, dom Moacir Silva; do secretário-geral, dom Tarcísio Scaramussa; do bispo referencial da CF no Regional, dom Fernando Legal; do coordenador da CF no Regional, padre Cícero Soares da Silva Neto e do secretário executivo da Campanha da Fraternidade no estado de São Paulo, Antônio Evangelista.
Dom Odilo destacou a importância da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de ter escolhido a “Saúde Pública” como tema para a Campanha da Fraternidade do próximo ano. Salientou que é preciso que toda sociedade se mobilize, em colaboração com o Estado, para possibilitar um atendimento digno e saúde para todos, especialmente àqueles que não têm acesso à assistência de Saúde Pública com suas necessidades e dignidade.
Antônio Evangelista, assessor da Campanha no estado, fez um breve relato do encontro de Preparação da CF 2012 de São Paulo, realizado entre os dias 21 a 23 de outubro, para Estudo da CF, em vista dos objetivos gerais da Campanha sobre saúde pública.
O padre Anísio Baldessin apresentou o texto-base, com sua descrição da realidade da saúde no Brasil, sua fundamentação bíblica e espiritual, suas indicações para a ação transformadora no mundo da saúde. Destacou que ele sintetiza e discute a dura realidade da Saúde Pública: “Há muito tempo, ela vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicatória da população brasileira, no campo das políticas públicas”, destacou.
Ao longo do texto, o subsídio da CNBB chama a atenção para três conceitos importantes: I. O cuidado com o doente; II. A prática de hábitos de vida saudável; III. Exigência de melhoria no sistema público de saúde, com atenção especial ao SUS.
Ao final da reflexão sobre o texto base, o coordenador nacional da Pastoral da Saúde, Sebastião Venâncio falou da Pastoral da Saúde, do trabalho desenvolvido, dos cerca de 80 mil agentes voluntários no Brasil e da participação dos Conselhos de Saúde.
A Campanha do próximo ano tem como tema "Fraternidade e saúde pública", e como lema "Que a saúde se difunda sobre a terra!" (Eclo, 38, 8). O objetivo geral é "Promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população".
Fotos: Luciney Martins. Fonte CNBB

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Festa em Honra a Nossa Senhora da Saúde- Vila Cruz

Aconteceu dia 6 de novembro a Festa de Nossa Senhora da Saúde, na Comunidade de Vila Cruz, Nova  Palma, com a participação de grande número de Romeiros vindos das comunidades vizinhas e outros municípios. A Comunidade de Vila Cruz acolheu a todos, com muito carinho. Em preparação a festa, realizou um Tríduo: quarta quinta e sexta feira, com celebração, à noite às 19 horas, na Igreja, contando sempre, com a presença assídua da comunidade. No domingo, tudo iniciou com a caminhada, saindo de Nova Palma até Vila Cruz. No inicio, o grupo não era tão numeroso, mas na caminhada foi aumentando, aumentando, chegando à Vila Cruz, um grande número de Romeiro, que foram acolhidos pela comunidade. Ás 10h 30m foi celebrado a Missa Festiva, presidida pelo Pároco Padre Saulo Faccin, bem animada pelo Grupo de Animação da Comunidade.  Ao meio foi servido o tradicional almoço que contou com um variado cardápio com destaque ao Bife à Milanesa. Ás 15 horas, com a exposição do Santíssimo Sacramento, todos receberam a Benção pela Saúde com a imposição das mãos.



















5ª Etapa do EPAC

No dia 05 de novembro, sábado aconteceu, a 5ª Etapa do EPAC (Escola Popular de Agentes Cristãos), tendo como local o Salão Paroquial, com as lideranças das comunidades da cidade e interior. O encontro foi assessorado pelo Prof. Sérgio Nicolau Engerrof da FAPAS (Faculdade Palotina) e o tema abordado foi 
 " Evangelos Sinóticos e Atos dos Apóstolos". A formação é uma das prioridades de nossa Paróquia.Com esta 5ª etapa do EPAC completamos as etapas do ano de 2011. As demais cinco etapas serão desenvolvisdas em  2012, devendo reiniciar em março. A Escola Popular de Agentes Cristãos é uma oportunidade que a Paróquia oferece para a formação de lideranças.