A Diocese de Ji-Paraná, em Rondônia, recebe nesta semana a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora. na sede diocesana, o evento reuniu milhares de jovens, identificados pela fé, que carregaram nos próprios braços a Cruz e o Ícone . Os Símbolos da JMJ, que estiveram no último sábado na cidade de São Miguel, chegaram a Ji-Paraná por volta das 10 horas da Manhã, na Matriz da Paróquia São José.Após às palavras do bispo diocesano, Dom Bruno Pedron, a Cruz e o Ícone saíram em procissão pelas ruas da cidade, em direção ao Parque de Exposições, fazendo paradas para contemplar os 8 mistérios da Cruz, com reflexões sobre os problemas que o jovem enfrenta nos dias de hoje.
Já no Parque de Exposições, os fiéis puderam almoçar e presenciar apresentações culturais realizadas pelos grupos da Pastoral da Juventude. Às 16 horas, deu-se início a Santa Missa presidida pelo Bispo Dom Bruno, que refletia sobre as palavras do Beato João Paulo II quando entregou a Cruz Peregrina aos Jovens em 1984: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.
O Show do Padre Juarez de Castro encerrou a programação no Parque de Exposições, fazendo com que a juventude que estavam ali presentes cantassem e pulassem, depois de uma extensa programação debaixo de um sol escaldante.
Após o show, os símbolos retornaram para a Matriz da Paróquia São José, onde os jovens ficaram de vigília até às 5 horas da manhã, quando a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora partiiram para a Cidade de Jaru.
Por Jalison Teixeira
ro Nacional de Assessores a partir de hoje
“Acompanhamento juvenil em tempos de mudança”. Este é o tema do Encontro Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude, que acontece de 16 a 19 de agosto, no Centro de Acolhida Missionária Religiosas da Assunção, no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro é potencializar o acompanhamento à Pastoral da Juventude no Brasil em vista da construção da autonomia e da evangelização juvenil, tendo como horizontes a Jornada Mundial da Juventude no Brasil e a Campanha da Fraternidade 2013.


A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família convoca todos os filhos da Igreja para a Semana Nacional da Família 2012 e motiva todos os agentes da Pastoral Familiar a celebrarem e promoverem o dom precioso da família, “patrimônio da humanidade”.Seguindo o VII Encontro Mundial das Famílias, em Milão, a comissão sugere que seja trabalhado nos grupos familiares e comunitários, tanto na Semana Nacional da Família (12 a 18 de agosto), como em outros períodos, o tema: 'A Família: o trabalho e a festa.'
O site do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) já está disponível, com informações sobre o evento, que será sediado em Natal (RN) no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013. A temática do evento será “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”, que será debatido numa programação intensa, com mesas redondas, grupos de trabalho e atividades culturais. O evento é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, em parceria com outras instituições.

