O próximo fim de semana promete grandes emoções em Santa Maria – RS. Inicia nesta sexta-feira, a 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e a 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), que devem reunir 160 mil visitantes. A Feira é, para muitos, o maior evento de Economia Solidária da América Latina e contará com mais de 800 grupos expositores, dentre eles, doze de Passo Fundo.
O evento é visto como um importante espaço de articulação da Economia Solidária, além de uma grande oportunidade para debates, troca de ideias e experiências, comercialização e aprendizado. Entre os expositores estão membros da agricultura familiar, agroindústrias, catadores, povos indígenas, grupos de mulheres, trabalhadores do campo e da cidade, todos baseados nos princípios da Economia Solidária para o desenvolvimento de seus trabalhos.
Além disso, a Feira é também um grande passo na articulação dos Fóruns de Economia Solidária, onde se motiva a consciência de um comércio justo, de um consumo ético e solidário, do fortalecimento de uma alimentação saudável e da produção com efeitos mínimos no meio ambiente.
Para que os visitantes da Feira possam visualizar na prática estes hábitos, durante o evento não é realizada a comercialização de produtos com aditivos químicos ou agrotóxicos. No local, não se encontra também nenhum tipo de refrigerantes, cervejas ou cigarros, a fim de incentivar que as pessoas consumam produtos naturais e, consequentemente, melhorem sua qualidade de vida.
A Feira busca, especialmente, sintonizar com a proposta de um novo modelo econômico, solidário e sustentável. Segundo Ir. Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, promotor do evento, o conjunto de atividades desenvolvidas é inspirado no Fórum Social Mundial.
A abertura oficial do evento ocorre nesta sexta-feira, às 16h, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, local de realização da Feira.
Em paralelo a 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop) acontecem também, diversas oficinas, estudos e seminários. Além disso, outros eventos estão programados para acontecer em consonância à feira:
ü 11ª Feira Nacional de Economia Solidária;
ü 12ª Mostra da Biodiversidade e Feira de Agricultura Familiar;
ü 8º Seminário Latino Americano de Economia Solidária;
ü 8ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz;
ü 8º Levante da Juventude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário