O Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB -, reunido em Brasília - DF -, de 22 a 24 de maio, saúda o povo de Deus, em todo o Brasil, neste tempo em que a Igreja vive um profundo momento missionário, preparando o 3º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá nos dias 12 a 15 de julho próximo, em Palmas – Tocantins.
Com o tema “discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II”-, o Congresso será uma ocasião propícia para refletir sobre a caminhada missionária em nosso país; celebrar as graças que recebemos; contribuir para um renovado impulso missionário; agradecer a criatividade e os sacrifícios dos que testemunham o Evangelho; e aprender a dialogar profeticamente com todos, indo além do mundo que nos rodeia, sem fronteiras para a nossa fé.
A cidade de Palmas, nesses dias, se transformará na casa da missão do Brasil. Pedimos que as comunidades, pastorais, associações, novas comunidades, os movimentos, organismos e serviços eclesiais se unam em orações por este grande evento, a fim de que o coração pulse, a consciência e a cooperação missionária cresçam sempre mais no ritmo da missão.
Como ser discípulo missionário de Jesus Cristo num mundo secularizado e pluricultural como o nosso? Esta é a reflexão que estamos fazendo nas assembleias, nos encontros e nos pré-Congressos que acontecem em todos os Regionais da CNBB.
Nestas últimas semanas de contagem regressiva para o Congresso, fiéis ao espírito das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que apresentam “a Igreja em estado permanente de missão”(DGAE 30-36) como uma das urgências pastorais, convocamos todas as forças missionárias a se envolverem neste processo, através da oração e de momentos celebrativos, do estudo do instrumento de trabalho e, particularmente, da escolha e do envio dos delegados de todas as Dioceses do Brasil.
Muitos já estão conectados com este Congresso através das redes sociais. Convidamos a todos, irmãos e irmãs, para acompanhar a preparação e a realização do Congresso Missionário Nacional através do site: www.pom.org.br/congresso.
A Igreja nasce da missão, vive da missão e está destinada sempre à missão. Esta é, portanto, o coração da Igreja, chamada a cumprir o mandato de Jesus: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura”(Mc 16, 15).
Que o Divino Espírito Santo, protagonista da missão, ilumine nosso Congresso; e a Virgem Maria, discípula missionária, inspire a Igreja a viver em estado permanente de missão.
Brasília, 24 de maio de 2012
Cardeal Raymundo Damasceno de Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luis
Vice-Presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luis
Vice-Presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
No próximo final de semana, 25 a 27 de maio, acontece na Casa do Trabalhador, em Curitiba (PR), um seminário sobre "Fé e Política na América Latina", promovido pela Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) com apoio da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


A Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, em parceria com o Santuário Cristo Redentor, irá realizar uma campanha para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e premiará os “Amigos do Cristo Redentor”, personalidades que, de alguma forma, prestaram serviços em prol da saúde. O evento será realizado no dia 19, às 18h, no alto do Corcovado. Na ocasião, o Monumento símbolo do Rio de Janeiro será iluminado de amarelo e vermelho, cores que representam a hepatite.
Os jovens da Prelazia de Cristalândia acolheram os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, na cidade de Gurupi (TO), Diocese de Porto Nacional. Na Missa de encerramento do Bote Fé Porto Nacional, Dom Romualdo Matias Kujawski disse durante a homilia: “Muito me alegra a presença de todos vocês. Em especial a presença forte de nossos jovens. É muito gratificante saber que por onde estes símbolos passaram, os jovens têm aplaudido João Paulo II. E mais Gratificante ainda, é saber que esses aplausos se Direcionam a Jesus Cristo!”
Ao amanhecer desta quinta-feira (10), representações das diversas comunidades da prelazia acolheram os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude com alvorada festiva. Logo após, a Cruz e o ícone foram levados em procissão pelas ruas da cidade. A multidão seguiu sob o sol forte levando-os às escolas e praças públicas, passando pelo presídio e pela prefeitura da cidade.

Em maio de 2007, Bento XVI fazia sua primeira visita à América Latina. Os principais registros de sua passagem, imagens inéditas e cenas memoráveis estarão, em breve, à disposição dos brasileiros na forma de um documentário inédito que está sendo finalizado pela Redação Brasileira da Rádio Vaticano.
De 9 a 11 de maio, acontece no Centro de Convenções de Órleans, em Curitiba (PR), o Simpósio "Vaticano II - 50 anos: da memória às projeções". O Simpósio vem celebrar o cinquentenário do Concílio Vaticano II, um dos maiores acontecimentos na vida da Igreja, que foi convocado no Natal do ano de 1961.