quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Jornal do Vaticano Analise Economia Brasileira

O jornal da Santa Sé, L'Osservatores Romano, dedicou uma reportagem sobre a notícia veiculada nesta semana, de que o Brasil superou o Reino Unido e se tornou a sexta economia do mundo.
O jornal vaticano publicou algumas declarações do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, que adverte, porém, que serão necessários "mais dez ou vinte anos" para que os brasileiros tenham o mesmo padrão de vida dos europeus.
Para L'Osservatore Romano, a economia brasileira, além do grande crescimento, representa uma novidade, por estar adquirindo sempre mais empresas estrangeiras presentes no nosso país.
Segundo um relatório da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet), o total das operações de compra de empresas norte americanas e europeias (principalmente de Portugal e Espanha) contabilizou mais de 27 bilhões de dólares, resultado principalmente da crise econômica internacional.
A ofensiva da economia brasileira é evidente também na América Latina, em setores como alimentos, calçados, bancos e produtos têxteis."Temos diante de nós um grande desafio. A boa notícia é que estamos no caminho certo e caminhamos a passos largos para que o Brasil, num futuro próximo, seja um país melhor", acrescentou Mantega, citado pelo jornal vaticano.
O ministro da Fazenda disse que o Brasil deve ultrapassar a França e se tornar a quinta maior economia do mundo antes de 2015. (BF) Fonte CNBB

domingo, 25 de dezembro de 2011

Celebração do Natal








Aconteceu dia 24 à noite, na Igreja Matriz, celebração de Natal, no horário das 21 horas, com a presença de grande número de pessoas. Foi presidida pelo Pároco Padre Saulo José Faccin, que na homilia falou do sentido do Natal, para nós cristãos. O verdadeiro sentido, é a encarnação  de Deus na vida humana,  através de seu filho Jesus trazendo para nós a salvação. É a festa das  famílias que se reúnem para o encontro e confraternização. A mensagem do Natal enche nossos corações de vida e esperança.










sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal do Conselho Nacional dos Presbíteros

enp20101O presidente do Conselho Nacional dos Presbíteros (CNP), padre Francisco dos Santos, enviou ontem, 21, uma mensagem de Natal a todos os padres do Brasil. Na carta, o padre Francisco lembra a proximidade do 14º Encontro Nacional de Presbíteros, que será realizado em Aparecida (SP), entre os dias 1 a 7 de fevereiro de 2012, e que convida à reflexão sobre a “A Identidade e a Espiritualidade do Presbítero, no Processo de Mudança de Época”.
Leia abaixo a íntegra da mensagem do CNP:
"Irmãos e amigos Presbíteros,
Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei, para resgatar os que eram sujeitos à Lei, e todos recebermos a dignidade de filhos” (Gl 4,4-5).
É Natal! Festa da Esperança. Somos chamados, escolhidos, consagrados e enviados para anunciar e testemunhar a Salvação de nosso Deus. Não obstante os pecados que nos ferem, a graça e a misericórdia de Deus são infinitamente abundantes.
Essas palavras levam-nos a outras palavras, as do Cardeal Dom Cláudio Hummes, então Prefeito da Congregação para o Clero, aos Presbíteros do 12º ENP, realizado em 13 a 19 de fevereiro de 2008, em Itaici/SP e a constatar sempre esta mesma realidade:
“Nossos Presbíteros, de modo geral, são homens dignos, bons, homens de Deus, admiráveis, generosos, honestos, incansáveis na doação de todas as suas energias ao seu ministério, à evangelização, em favor do povo, especialmente a serviço dos pobres e dos marginalizados, dos excluídos e dos injustiçados, dos desprezados e sofridos de todo tipo. A imensa maioria são sacerdotes fiéis à sua vocação e missão, fiéis e zelosos no exercício de seu ministério, na entrega total de seu ser ao Senhor e a seu Reino”.
Já às portas do 14º ENP, a ser realizado em Aparecida/SP, nos dias 01 a 07 de fevereiro de 2012, que nos convida a refletir sobre a “A Identidade e a Espiritualidade do Presbítero, no Processo de Mudança de Época”, desejo a todos os presbíteros um santo e abençoado Natal e Ano Novo de esperança, repleto das bênçãos do Menino-Deus.
Acompanhe-nos Maria, a Virgem Santíssima, a Mãe do Redentor enviado por Deus ao encontro de nossa fragilidade e pequenez, para nos apresentar uma proposta de vida, liberdade e salvação definitivas”.Fonte CNBB

Dom Severino Clasen, Referencial dos Leigos, deseja a todos um Natal abençoado

domseverinoclasencacadorO presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Frei Severino Clasen, saúda todos os fieis e deseja a todos um Natal abençoado e espera que o ano vindouro, “seja de união e muita fé”. Na carta, dom Severino ressalta o real sentido do Natal e a “mágica noite em Belém”, aonde o Menino Jesus nasceu.
Leia abaixo a íntegra da mensagem de dom Severino Clasen:
É Natal,
A salvação nasce dentro de um lar!
Feliz e Santo Natal ao Povo de Deus em todo o Brasil!
Pastores de Belém foram surpreendidos por uma mensagem celeste anunciando que nascera o salvador da humanidade. Anjos cantando, estrelas no céu brilhando nos olhos daquela gente humilde e simples, que ficaram tomados de admiração, pois, a humanidade foi envolvida pela glória do Senhor, nosso Deus.
Já se passaram mais de dois mil anos e a humanidade deseja celebrar a festa do nascimento do Menino de Belém. As cidades estão enfeitadas, o poder público e privado enfeitam as ruas, praças e cidades. Agitações dentro dos lares para dar um tom novo e diferente do cotidiano.
As pessoas se programam para compras, festas, passeios e comemorações. Até parece um novo tempo, tudo parece resolvido! Vivemos “novos céus e nova terra”. Os ateus se unem aos crentes, os corruptos se aproximam dos inocentes, os autores de projetos que caçam os símbolos religiosos nas repartições públicas encenam conversão. Todos se tornaram cristãos? Os defensores da cultura da morte, que insistem em legislar o aborto, fazem uma trégua e admiram o menino recém-nascido, festejando a vida que nasceu. Talvez o fato do menino ter sido deitado sobre as palhas, numa estrebaria, seria muito insignificante para abortar. Parece que os problemas da humanidade estão resolvidos. Nos departamentos onde se defendem projetos que destroem a natureza e roubam o direito de tantos cidadãos viverem com dignidade, distribuem presentes, oferecem jantares e divertem-se de papai Noel. O natal está fazendo milagres? Resplandece a caricatura de um novo céu e uma nova terra. Mais uma mentirinha no natal do Senhor, jantares, saudações, almoços, trocas de presentes. Continua o mistério!
O nascimento do Menino continua secreto. Aonde ele vai nascer? Aonde encontrá-Lo? O mundo todo festeja, sem saber quem é o festejado, porque não importa saber quem é de fato o Menino Deus. Mas, onde ele está? Continua secreto, escondido, ausente, distante, misterioso. Falta mais um decreto, proibir festejar o Natal, pois o nosso Estado é um Estado laico... Vejam como o Menino “continua secreto,” anos luz” de distância de tantos lares.
Que impacto provocar para que o Menino seja reconhecido e anunciado? Ele não vem de família rica. Ele não faz shows, nem sensibiliza a grande imprensa, não dá lucro e nem agita as massas. Ele continua secreto, pois é contra a infidelidade, contra a droga, contra a promiscuidade, contra a libertinagem, contra o egoísmo, contra a corrupção, contra a falsidade, contra a concentração do lucro e contra a religião de consumo. Como está difícil de encontrar o Menino que continua secreto e quer se apresentar na noite de natal.
Perguntamo-nos: somos capazes de repensar à busca do sentido do natal como aconteceu naquela noite estupenda em Belém, que agitou os pastores, gente humilde e simples? Sim, podemos celebrar o natal do Senhor.
Tantos cristãos ocupados com as coisas de Deus, anunciando um novo mundo, edificando a paz e a justiça, leigos e leigas testemunhando um amor fiel a Nosso Senhor, movimentos, associações de leigos, pastorais, comunidades de vida, as CEBs, grupos de reflexão, círculos Bíblicos, grupos de novenas, os Conselhos de Leigos espalhados neste imenso Brasil, enfim, leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos, missionários, sacerdotes e bispos. Todos se ocupando com a evangelização celebram o verdadeiro Natal do Senhor. Isso nos encoraja para que os dias festivos se estendam o máximo possível para experimentarmos por uns bons instantes a verdadeira paz que o Natal nos proporciona. Descobrimos que o Menino se instala dentro do nosso coração quando estivermos cobertos pela justiça e pela paz verdadeira. Esse é o Natal desejado para todos os cristãos de boa vontade.
Como Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, quero desejar a todos os cristãos um “Feliz e Santo Natal”! Ao mesmo tempo pedir coragem, empenho, constância para que o Laicato se firme como uma força enorme na evangelização da Igreja no Brasil.
Bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas sintam-se todos abraçados e juntamente com os leigos, sujeitos da Evangelização, somar forças para implantar o Reino de Deus em nossa Pátria amada. Que no ano de 2012, ano da Fé, unamo-nos cada vez mais para acolhermos a todos na nossa querida Igreja Católica Apostólica Romana. Que todos os batizados, inspirados pelo Espírito Santo, cada um na sua função, na sua missão e no modo próprio de ser Igreja, seja um elemento forte na divulgação do Evangelho de Jesus Cristo. Que Maria, a Mãe do Menino Deus, com sua ternura de mãe, nos aponte o caminho para seguirmos Jesus Cristo.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cruz-dos-jovens-e-icone-de-maria-

BoteFeSalvador2Foi uma festa cheia de alegria, parecida com o carnaval,  com trio elétrico, músicas em ritmo baiano, muita gente animada atrás do trio. Mas foi também um momento de louvor e oração. Foi o Bote Fé Salvador, a festa de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em que a capital baiana, que é também a diocese mais antiga do Brasil, acolheu a Cruz dos Jovens e o Ícone de Maria, Símbolos da JMJ.
O evento teve início nas ilhas do Recôncavo Baiano no último sábado (17). Os Símbolos chegaram à Arquidiocese de Salvador às 5:30 da manhã do domingo, na BR-324, com jovens acordando cedo para abraçar a cruz de Jesus Cristo. A programação da manhã contou com uma carreata até o Santuário da Irmã Dulce, e em seguida, uma passeata que movimentou as pessoas em louvor e oração até a Igreja do Senhor do Bonfim, onde a Santa Missa foi realizada para a comunidade de Salvador, presidida por Dom Murilo Krieger.
Na homilia, suas palavras emocionadas lembraram que a cruz que um dia foi de vergonha, hoje é a esperança dos jovens. "Desde que Cristo abriu suas mãos e deixou-se crucificar, ela se tornou uma cruz redentora. Esta Cruz da JMJ que encontrei é a expressão do amor de Cristo aos jovens. E o Ícone de Nossa Senhora representa Maria acompanhando Cristo, sempre aos pés da cruz", disse.
A cidade parou no domingo à tarde quando a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora passaram pelas ruas de Salvador e levaram a esperança de Jesus Cristo a cada soteropolitano.
As bandas Dominus e Alto Louvor se encarregaram de puxar dois trios elétricos do Campo Grande até a Praça Municipal, onde shows com bandas locais e a cantora Eliana Ribeiro se revezaram no palco para o encerramento do evento.
Entre as músicas, momentos de oração, que reforçaram o clima vivido neste Bote Fé: a certeza de que Cristo renasce nos corações de cada baiano e é quem está sempre presente em nossas vidas, nos momentos de alegria e dificuldade.
"Nossa vida é como esta cruz que é montada e desmontada em cada Bote Fé, mas Cristo dá o sentido para seguirmos o caminho certo e vivermos de acordo com a Sua vontade", destacou Maria Isabel, moradora da Ilha da Itaparica.Fonte CNBB

Webrádios são instrumento na evangelização dos jovens

Carol_BeatitudesNavegar na internet, estudar e trabalhar ouvindo música católica de qualidade. Rezar o terço ao vivo com pessoas de outras cidades ou mesmo outros estados. Fazer novos amigos que têm os mesmos gostos. Essas são algumas das coisas que as webrádios católicas tornam possíveis. Cada vez mais comuns no Brasil, elas combinam formação com entretenimento e têm crescido contando com o apoio dos ouvintes e dos artistas.
Webrádio é a emissora que transmite programação sonora pela internet, usando a tecnologia de streaming. As primeiras transmissões de áudio na rede aconteceram nos Estados Unidos em 1994 e logo em seguida surgiu a primeira web rádio. A primeira emissora brasileira a transmitir sua programação na internet foi a mineira Itatiaia.
Aos poucos surgiram as primeiras emissoras funcionando exclusivamente via internet – que, em comparação com as rádios comuns, custam menos e podem alcançar mais pessoas. Não demorou muito, começaram a aparecer rádios especializadas, e assim nasceram as primeiras webrádios católicas.

A mais antiga do Brasil é a Famílias Online, do Ministério para as Famílias da RCC. Ela foi criada em 2004 por Wilson e Marli Rossi Gabriel. Em entrevista publicada pelo portal da RCC, eles contaram que o trabalho começou quando resolveram criar um site para evangelizar por meio da internet que permitisse aos internautas ouvir música enquanto navegavam.

A Rádio Beatitudes, sediada em Araraquara (SP), é uma das mais populares no Brasil, com cerca de 300 mil acessos por mês. Comandada pelo casal Silvinho e Carol Zabisky, fundadores da Comunidade Beatitudes do Coração de Jesus, foi criada em 2006. Entusiasta do rádio, Silvinho já tinha trabalhado em uma emissora católica de sua cidade e de lá levou sua experiência.

Na Beatitudes, como em praticamente todas as rádios que transmitem programação só pela internet, o trabalho é voluntário. São os membros da comunidade que se organizam para manter tudo funcionando a partir do estúdio que Silvinho e Carol mantêm em casa. O começo não foi fácil. Carol admite que nem ela acreditava na proposta.
- A inspiração veio no coração do Silvinho, em meados de 2006, quando ele sentiu que devia iniciar uma webrádio para evangelização. Não se tratou de pesquisa de mercado, mas certamente podemos dizer que foi uma inspiração divina, uma vontade de Deus que foi concretizada com o empenho e luta - até solitária - do Silvinho. Na época, só ele acreditou nesta inspiração que veio de Deus... eu não acreditava e até mesmo o desencorajei algumas vezes (principalmente quando ele deu o passo de comprar um novo computador - sem termos o dinheiro necessário pra isso...). Porém, ele tinha a certeza dessa moção de Deus e foi atrás.
O desejo de usar as novas tecnologias na evangelização é algo que une todas as webrádios católicas. A Rádio PJ Maringá, mantida pela Pastoral da Juventude, fez suas primeiras transmissões em 2009 e está direto no ar desde 2010, com programação voltada a todos os que se identificam com as pastorais da juventude. Geliton Batista explica como surgiu o projeto:

- A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maringá (PR) tem buscado marcar presença na internet oferecendo conteúdo, recursos e ferramentas a serviço da evangelização da juventude. O projeto da web rádio está dentro deste propósito e vem sendo construído, gradativamente, com o protagonismo dos próprios jovens. Considerando também que é crescente a expansão do acesso e da qualidade da conexão e o fato de que é expressiva a utilização da internet pela geração atual de jovens, acreditamos que uma web rádio oferece condições para contribuir com nossa ação pastoral. Fonte CNBB

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Formação Missionária para Comipas e Comidis

ccm_formacao_missio




















Em fevereiro, entre os dias 17 e 21, as forças missionárias concentradas nas dioceses e paróquias, os chamados Conselhos Missionários Diocesanos (Comidis) e Conselhos Missionários Paroquiais (Comipas) têm um encontro marcado no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília. A formação é destinada a coordenadores e animadores desses conselhos.
“Os Encontros de Formação Missionária para coordenadores e animadores de Comidis e Comipas, são um momento único de animação, debate e troca de experiências em nível nacional, e têm por objetivo fortalecer a articulação dos organismos missionários, bem como fornecer instrumentos básicos para que a animação missionária aconteça em maneira eficaz em todas as dioceses e paróquias do país”, afirmou em carta às lideranças missionárias o presidente do Conselho Missionário Nacional (Comina) e da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio Braschi.
Com conteúdo programático destinado principalmente para coordenadores iniciantes nos Comidis e Comipas, a formação visa também levar o público-alvo a “aprender a ver a realidade do mundo além de nossas fronteiras; aprender a redescobrir, cultivar e assumir a dimensão universal da missão, como discípulos missionários sem fronteiras; aprender a articular Comidis e Comipas para uma animação missionária autêntica e eficaz e, por fim, a aprender a formar-nos numa espiritualidade da ação missionária (cf. DAp 284), com coração aberto a todas as culturas e a todas as verdades, cultivando a capacidade de contato humano e diálogo”, conforme prevê o Documento de Aparecida (DAp).
A formação é promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), pelo CCM e pela Comissão Episcopal a Ação Missionária. As inscrições já podem ser efetuadas no site www.ccm.org.br. Mais informações pelo telefone (61) 3274.3009. Fonte CNBB

Assembléia Paroquial de Planejamento

Após um longo processo de avaliação que começou nos grupos, pastorais, comunidades e na Paróquia, onde foram respondidas duas perguntas: Oque ajudou a cominhada da comunidade e o que poderia ter sido feito melhor, no último sábado foi realizada a Assembléia Paroquial de Planejamento, com a presença de liderança de todas as comunidades e coordenações pastorais. Veja alguma fotos do evento.






Comunidade Nossa Senhora da Saúde

Sábado (17/12), um expressivo número de voluntários participaram  de um grande mutirão  na construção do alicerce da Igreja N. S. da Saúde. Como é bonito ver as pessoas unidas em mutirão, onde todos juntos somam forças para construir algo em comum. Obrigado a todos (as) que estão ajudando a construir a nova comunidade. Esta comunidade é mais um motivo de orgulho para Nova Palma.  Seja você também um voluntário(a). Deus te abençoe.
Confira algumas fotos desse árduo trabalho:












Celebração de Ação de Graças 2011

No dia 15 de dezembro, aconteceu a Celebração de Ação de Graças pela caminhada Paroquial no ano de 2011. Às 20h30min, saiu dos blocos a procissão luminosa, onde se encontraram no Salão Paroquial Padre Otávio Ferrari. Às 21 horas, começaram as apresentações no Salão Paroquial. Houve apresentações das escolas Cândida Zasso e Tiradentes, Pe. Saulo e Suzana juntamente com as crianças também  apresentaram  cantos natalinos e a apresentação dos jovens que encenaram a criação e a contra genises. Foi um momento muito bom! Veja algumas fotos:










quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Vaticano confirma data da visita do Papa Bento XVI ao Rio

jmjO Vaticano confirmou hoje, 13 de dezembro, a data da visita do Papa Bento XVI ao Rio de Janeiro: será entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, por ocasião da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, que reunirá jovens de todo o mundo na cidade maravilhosa. A data oficial foi decidida durante a reunião entre o Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), que é o Comitê Organizador Central da Jornada, e a comissão do Comitê Organizador Local (COL) do Rio, que está em Roma desde ontem.

Estão participando pelo COL o presidente da comissão e arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, os dois bispos auxiliares que acompanham mais diretamente a Jornada, dom Antônio Augusto Dias Duarte e dom Paulo Cezar Costa, monsenhor Joel Portella Amado, da coordenação geral, e os padres Márcio Queiroz, responsável pela Comunicação, e Renato Martins, responsável pelos Atos Centrais.

Entre as questões estão sendo tratadas está também a escolha da logomarca da JMJ Rio2013. Um concurso foi realizado para a escolha do símbolo oficial e mobilizou pessoas de todo o Brasil e de outros países que enviaram seus trabalhos ao COL. Os melhores desenhos foram selecionados e levados pela Comissão ao PCL, que escolheu a logo finalista. Segundo Dom Orani João Tempesta, em breve será anunciada a data para apresentação oficial da logo.

A comissão retorna ao Rio amanhã e está prevista uma reunião de todos os setores do Comitê para que seja apresentado o que foi ratificado e o que foi retificado do documento de trabalho do COL, que contem os projetos de cada setor.

JMJ
A Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens para celebrar a mensagem de amor, paz e união pregada por Jesus Cristo. Idealizada pelo beato João Paulo II, o encontro dura aproximadamente uma semana. A última edição da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu cerca de dois milhões de jovens do mundo inteiro.
O Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação da Cruz dos jovens e do Ícone de Nossa Senhora no Brasil. Os símbolos da JMJ percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul em preparação para a JMJ Rio2013. Para acompanhar de perto o trajeto da cruz, a JMJ Rio2013 lançou o aplicativo “Siga a Cruz” para tablets,  Iphone e android. Também em preparação a este grandioso evento, está em andamento o Concurso para a escolha da letra do Hino da JMJ Rio2013 que, assim como a Logo, formam a identidade do evento. Fonte Site CNBB

Seminário de Assessores de CEBs.

cebs_encontroTerminou neste domingo, 11, o 4º Seminário de Assessores de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) promovido pelo Setor CEBs da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB em parceria com o Iser Assessoria.
O seminário teve início na quinta-feira, 8, no Centro de Formação Sagrada Família, da arquidiocese de São Paulo (SP), e contou com a presença de 30 pessoas representando os Regionais Leste 1 (Rio de Janeiro) e 2 (Minas Gerais e Espírito Santo), Sul 1 (São Paulo), 2 (Paraná), 3 (Rio Grande do Sul) e 4 (Santa Catarina). Também esteve no evento o bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e membro da Comissão para o Laicato da CNBB, dom Milton Kenan.
Como nas três últimas edições do Seminário, realizados no Rio de Janeiro, Brasília e Caruaru, desta vez, o encontro tinha por objetivo colaborar na formação de equipes de assessores de CEBs para ajudá-los na animação e articulação das mesmas diante da urgência proposta pelas atuais DGAE: “Igreja: comunidade de comunidades”.
Ao fazer a primeira apresentação, o padre José Oscar Beozzo abordou a trajetória das CEBs do Concílio Vaticano II até a Conferência de Aparecida, quando chamou a atenção para a necessidade de formação de comunidades semelhantes ao modelo paulino: que os cristãos se encontrem nas casas.
A socióloga Solange Rodrigues, do Iser Assessoria, e o assessor do Setor CEBs, o professor Sérgio Coutinho, fizeram uma apresentação sobre “Identidade e Diversidade das CEBs”. Solange Rodrigues chamou a atenção para o fato de que “as CEBs possuem uma dimensão relacional, ou seja, foram geradas e se multiplicaram em contraste com outras experiências eclesiais; e uma dimensão processual, pois elas se transformaram com as mudanças que ocorreram (e ainda ocorrem) neste atual contexto e interagem com ele”. Sérgio Coutinho procurou fazer uma distinção entre as CEBs, enquanto “dimensão ou nível estrutural micro” da organização eclesial “conforme fala Medellín e Aparecida no nº 178”, e “pequenas comunidades” que deve-se entendê-las enquanto “grupos eclesiais” e não são níveis de estruturação.
Sobre os desafios sócio-políticos para as CEBs hoje, o padre Alfredo Gonçalves, enfatizou que estamos diante de uma “encruzilhada” e que requer escolhas, tomadas de posição. Ela nos ensina que além da via parlamentar, existem outras vias para a participação popular no processo político. “Não podemos restringir nossa ação política, nossa ação a um determinado partido, por mais avançado que seja”, afirmou. Sobre este tema também, o sociólogo Ivo Lesbaupin, do Iser Assessoria, fez um balanço da atual crise econômica e seus impactos na realidade brasileira.
No penúltimo dia, Fernando Altemeyer Jr., apresentou os desafios culturais e religiosos no mundo urbano para as CEBs. Quando o mundo atual caminha sob o slogan do “Sinto logo existo” e “Consumo logo sou”, as CEBs devem continuar a trabalhar para manter viva a memória, a solidariedade, a rede e, principalmente, a festa, pois estes trazem um tipo de felicidade que difere daquela que é apresentada pelo mercado. Por isso, as CEBs não podem se deixar levar pelo hiper-consumismo, não perder de vista a juventude, estar do lado daqueles em estado de vulnerabilidade social e continuar a construção de um diálogo ecumênico e inter-religioso.
Sobre o trabalho do assessor propriamente dito, o padre Benedito Ferraro, assessor da Ampliada Nacional das CEBs, partilhou sua experiência com os participantes. Em sua prática, dois eixos devem estar interligados: Fé e Vida. A “Fé” é a porta de entrada na grande tradição da história do Povo de Deus, de Jesus Cristo e de sua Igreja e pela “Vida” entramos no mundo da economia, da ideologia, da cultura e da política.
Na conclusão do seminário, Francisco Orofino, biblista do CEBI e membro do Iser Assessoria, fez uma síntese do seminário chamando a atenção para as CEBs e os cuidados que elas devem ter diante dos desafios do mundo contemporâneo. Tomando como base a experiência das comunidades joaninas, descrita no capítulo 13 do livro do Apocalipse, as CEBs precisam estar atentas para a atuação das “duas bestas”: a violência e a corrupção. As CEBs ainda são um “espaço alternativo para a construção de relações verdadeiras”, afirmou.
A realização e a experiência adquirida nestes seminários vão possibilitar a realização de outros em nível nacional, durante o próximo quadriênio de trabalho do Setor CEBs da CNBB.Fonte CNBB

sábado, 10 de dezembro de 2011

Ampliada Estadual

 Está acontecendo, neste final de semana, em Santa Maria, na comunidade da Medianeira, a 6ª Ampliada Estadual, com o objetivo de preparar, o 13º Encontro Estadual de CEBs, que acontecerá, em julho do ano que vem, em Santa Maria. O encontro teve inicio as 8:00 horas, com uma acolhida e oração preparada pela Comunidade Medianeira. O Bispo referencial das CEBs, Dom José Clemente Weber , também está presente. O encontro encerra  amanhã, ao meio dia. A próxima Ampliada Estadual, está prevista para o mes de março de 2012.